Política e Administração Pública

Programa Saúde da Família poderá incluir educação física

30/07/2008 - 16:04  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3513/08, do deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), que inclui atividades de educação física no Programa de Saúde da Família. A proposta determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada esfera de governo definirá a forma de inserção e de participação dos profissionais de educação física nas equipes do programa, de acordo com as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade.

Para o deputado, a promoção de atividades físicas pela equipe multidisciplinar tem por fim fortalecer um estilo de vida saudável, por meio de práticas corporais como dança, artes marciais e esportes em geral. As atividades, segundo Amorim, serão baseadas nas características regionais e populacionais, contribuindo para a construção coletiva da qualidade de vida.

Ernandes Amorim ressalta que todas as faixas etárias da população são carentes de atividades físicas. Os idosos, argumenta, enfrentam problemas de solidão, saúde debilitada e doenças crônico-degenerativas. Os adultos, continua, precisam enfrentar o sedentarismo, vícios posturais, entre outros. Ainda segundo Amorim, muitos adolescentes são sedentários e as crianças precisam de desenvolvimento físico, motor e social. "A atividade física, articulada com o trabalho de outros profissionais da saúde, é fundamental para a superação de todos esses males", avalia.

Além disso, o parlamentar lembra que o próprio Ministério da Saúde, por meio da Portaria 154/08, já buscou incentivar a inclusão do profissional de educação física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores
Seguridade inclui assistentes sociais no Saúde da Família

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3513/2008

Íntegra da proposta