Cidades e transportes

Sinalização educativa poderá ser obrigatória em rodovia

22/07/2008 - 18:34  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3415/08, do deputado Renato Molling (PP-RS), que torna obrigatória a instalação de sinalização educativa nas rodovias. Segundo o texto, as placas deverão conter mensagens alusivas aos riscos de desrespeito às leis de trânsito, principalmente nos casos de excesso de velocidade e embriaguez ao volante, e deverão ser fixadas a cada 10 quilômetros. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O deputado lembra que os acidentes de trânsito provocam cerca de 100 mortes por dia, conforme dados do Ministério da Saúde, e geram custos de R$ 22 bilhões por ano apenas nas estradas - valor que sobe para R$ 30 bilhões se forem consideradas as áreas urbanas, segundo informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "Essa [a instalação de placas educativas] é uma medida que proporcionará uma maior conscientização dos condutores, contribuindo para a redução da violência e do número de mortos e feridos nas estradas", afirma Molling.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
PRF pode ser obrigada a divulgar telefone para resgate
Câmara aprova sinalização de hospital próximo em estradas
Passarela em trecho urbano de BRs poderá ser obrigatória

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3415/2008

Íntegra da proposta