Projeto exige uniforme de seleções nas cores da bandeira nacional
07/05/2025 - 16:37

O Projeto de Lei 1928/25 prevê que seleções, equipes e atletas, em quaisquer competições em que representem o Brasil, só usarão uniformes com as cores oficiais, assim consideradas aquelas da bandeira nacional.
O texto em análise na Câmara dos Deputados também proíbe que o governo federal ou as empresas nas quais tenha participação acionária ofereçam qualquer incentivo ou apoio a quem não usar uniformes com as cores oficiais.
Autor da proposta, o deputado Mauricio Marcon (Pode-RS) citou a reação negativa diante de informações sobre o eventual uso de camisas vermelhas pela seleção brasileira de futebol. “Ficou nítido o sentimento refratário no que tange à substituição das cores representativas da nação”, afirmou o parlamentar.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Da Reportagem/RM
Edição – Ana Chalub