Projeto promove plantio e consumo de bucha vegetal
08/07/2008 - 14:05
O Projeto de Lei 3179/08, do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), institui o programa "A Bucha Vegetal Brasileira", destinado a promover o plantio e o consumo desse produto no mercado nacional. Por meio do programa, pequenos agricultores e produtores rurais receberão capacitação e assistência técnica para aumentar a produtividade com a adoção de práticas corretas de plantio, cultivo e extração da bucha.
O programa também deverá estimular a padronização dos produtos derivados da planta, a criação de novos subprodutos, o estudo de formas de acesso ao crédito e a busca por parcerias no desenvolvimento tecnológico e em estudos sobre a bucha vegetal, suas pragas e seleção de sementes.
Além do aproveitamento das buchas vegetais na higiene pessoal e na limpeza de ambientes, o autor da proposta ressalta que pequenos empresários já utilizam a fibra do fruto na confecção de peças de decoração, como arranjos florais, bolsas, chinelos, tapetes, luminárias e bijuterias.
O deputado lembra que a bucha vegetal, fruto de uma trepadeira de mesmo nome, é responsável pela geração de emprego e renda em comunidades rurais pobres. A planta tem origem africana e adaptou-se ao clima e solo brasileiros. Apesar de ser um hábito popular, o consumo de buchas sofreu retração a partir da década de 1950, quando as esponjas sintéticas ganharam espaço no mercado.
Biodegradável
Em defesa de sua proposta, o deputado argumenta que a bucha vegetal é um produto não poluente, que ao ser descartado pode tornar-se adubo orgânico, realimentando um ciclo natural, ao contrário da bucha sintética, que é um resíduo sólido de difícil degradação. "Como se trata de um produto biodegradável, seu cultivo e consumo não agridem a natureza", afirma.
Todo o processo de extração das buchas é feito manualmente. Após a colheita, a bucha é descascada, lavada em água corrente e limpa e exposta ao sol para a secagem. "O processo não agride o meio ambiente e as cascas e sementes podem ser reaproveitadas como adubo orgânico."
No entender do parlamentar, a sustentabilidade ambiental e social da bucha vegetal aumenta o seu mercado interno e externo. "Além de eficiente e econômica, possui propriedades terapêuticas, uma vez que, ao ser utilizada no banho, funciona como um esfoliante, removendo as células mortas da epiderme e ativando a circulação sangüínea."
O deputado argumenta que essas características têm levado a bucha vegetal a ser adotada em várias clínicas de estética no País, que a empregam no combate à celulite, às estrias, às varizes e à gordura localizada.
Tramitação Reportagem - Newton Araújo Jr.
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br