Projeto institui selo para beneficiar municípios
08/07/2008 - 11:30
O Projeto de Lei 3115/08, do Senado, institui o Selo Estatuto da Cidade, a ser conferido pelo governo federal aos municípios que tenham impulsionado a implementação e a consolidação das metas, ações e diretrizes de política urbana previstas pela Lei 10.257/01 (Estatuto da Cidade). Os municípios contemplados com o selo serão considerados prioritários para receber recursos da União para a execução de programas sociais, em especial nas áreas de saneamento, infra-estrutura básica, habitação, saúde, educação, transporte e mobilidade urbana, sempre observando-se a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os critérios de seleção e premiação, diferenciados segundo a população e a renda dos municípios, serão estabelecidos pelo Conselho das Cidades. O conselho é um órgão vinculado ao Ministério das Cidades.
Reforma urbana
O autor da proposta, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), considera o Estatuto da Cidade um "avanço inegável" no caminho para a reforma urbana, depois de mais de 10 anos de tramitação. Ele destaca que essa lei foi fruto de um "difícil e vagaroso" processo de negociação entre os diversos setores que atuam no cenário urbano - movimentos populares, órgãos públicos, universidades, entidades técnico-profissionais e empreendedores privados.
A lei impõe inúmeras tarefas para o poder local de governo, tanto em âmbito legislativo quanto executivo. "O Estatuto da Cidade vem suprir uma inadmissível lacuna em nosso corpo de leis, qual seja, a regulamentação do capítulo de política urbana da Constituição, principalmente no que se refere às penalidades para a retenção especulativa do solo urbano", ressalta o senador.
O parlamentar lembra que 82% da população brasileira vive em áreas urbanas e, por isso, a competência municipal de ordenar o solo urbano e de executar a política de desenvolvimento urbano "assume importância extrema para o próprio futuro da Nação".
Tramitação
O projeto tem regime de prioridade e será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Meio Ambiente aprova plano de arborização urbana
Ministério Público poderá propor ação de usucapião urbana
Proposta cria plano de sustentabilidade ambiental
Ciclovias podem ser incluídas em planos municipais
Projeto inclui direitos de deficientes na política urbana
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br