Direitos Humanos

Proposta obriga SUS a distribuir preservativos femininos

04/07/2008 - 09:44  

O Projeto de Lei 3088/08, da deputada Cida Diogo (PT-RJ), determina o fornecimento gratuito do preservativo feminino pelos programas do Ministério da Saúde que já promovam a distribuição da camisinha masculina. Pela proposta, as secretarias estaduais e municipais de Saúde fornecerão o preservativo às usuárias dos serviços públicos, nos programas de atenção à saúde da mulher e de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis e aids mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição deverá ser acompanhada de informações sobre o uso do preservativo.

A autora lembra que tem aumentado, no Brasil, a transmissão heterossexual do vírus da aids e também a contaminação de mulheres. Por esse motivo, ela considera importante o uso de outras estratégias de combate à doença, além do incentivo ao uso do preservativo masculino. "O preservativo feminino é um dispositivo de prevenção sob o controle da mulher", ressalta Cida Diogo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3088/2008

Íntegra da proposta