Meio ambiente e energia

Câmara debate adesão de municípios de MG e ES a programa de indenização por desastre ambiental

16/09/2025 - 08:04  

Antônio Cruz/Agência Brasil
Vista aérea de uma cidade devastada por lama de rejeitos de mineração
Comunidade de Bento Rodrigues atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão

As comissões de Finanças e Tributação; de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Minas e Energia; e da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados vão realizar audiência pública conjunta, nesta terça-feira (16), para discutir a adesão dos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo ao Programa de Indenização Definitiva (PID).

O programa faz parte do acordo judicial que renegociou medidas e responsabilidades relacionadas ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), com o objetivo de garantir compensações justas e definitivas para os atingidos.

O debate foi solicitado pelo deputado Paulo Guedes (PT-MG) e está marcado para começar às 9h30, no plenário 5.

O parlamentar lembra que a adesão ao programa é voluntária. A proposta da audiência é ouvir prefeitos de municípios que ainda não aderiram ao PID buscando compreender os motivos da recusa.

Relembre o caso
Em 2015, a Barragem de Fundão se rompeu na cidade mineira de Mariana. O desastre deixou 19 mortos e causou graves impactos econômicos, sociais e ambientais no vale do rio Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.