Educação, cultura e esportes

Câmara aprova 25 de março como dia da comunidade árabe

05/06/2008 - 20:30  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (3), em caráter conclusivo, a instituição de 25 de março como o Dia Nacional da Comunidade Árabe. A proposta foi apresentada no Projeto de Lei 4702/04, do Senado Federal. O relator, deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), defendeu a aprovação da medida, que agora segue para sanção presidencial.

A escolha da data se deve ao fato de que os árabes se fixaram inicialmente em São Paulo, com estabelecimentos comerciais concentrados na rua 25 de Março e seus arredores, até hoje a mais movimentada área de comércio popular da cidade.

Migração
A imigração árabe para o Brasil intensificou-se no início do século XX, com a instabilidade política do Império Otomano. Motivos religiosos, econômicos e sociais relacionados à estrutura agrária dos países de origem também contribuíram para a emigração.

Até 1920, mais de 58.000 imigrantes árabes haviam entrado no Brasil, sendo que 40% se radicaram em São Paulo. Hoje os árabes e seus descendentes estão disseminados em todas as atividades. "Os oriundos do Oriente Médio conformam uma parte importante de nossa nacionalidade", ressaltou o senador Romeu Tuma (PTB-SP), autor do projeto 4702/04.

Inovações
"Os árabes rapidamente desenvolveram um rico comércio na região da 25 de Março, com inovações que até hoje são vistas como características do comércio popular, tais como a alta rotatividade, a alta quantidade de mercadorias vendidas, as promoções e as liquidações", destaca o senador. Na sua avaliação, "a contribuição da cultura árabe para a nação brasileira representa um dos maiores processos civilizatórios modernos de que se tem notícia". Ele ressaltou que a presença "do elemento árabe, sírio, libanês ou turco, como é em geral denominado, marca indelevelmente a formação brasileira nos últimos 100 anos".

Tuma lembra ainda que a contribuição dos árabes não se restringe ao comércio. "Sua influência cultural se dá em todas as áreas, sendo a própria presença de inúmeros personagens árabes nas artes brasileiras um sinal marcante dessa contribuição. Apesar de serem mais lembrados pela influência na culinária, são marcantes também na indústria, na literatura, no cinema, no Direito e na academia."

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.