Economia

Proposta dá isenção de IPI para fiscais fazendários

16/05/2008 - 10:45  

O Projeto de Lei 2614/07, do deputado João Dado (PDT-SP), concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos automóveis comprados por fiscais federais agropecuários e do trabalho e por fiscais fazendários (federais, estaduais, distritais e municipais). A isenção só poderá ser concedida a carros de fabricação nacional com motores inferiores a 2.0.

Se o fiscal quiser instalar acessórios opcionais que não sejam originais do veículo, o imposto será cobrado normalmente sobre esses itens. Além disso, se o fiscal vender o carro antes de três anos para pessoa que não exerça nenhuma das atividades beneficiadas pelo projeto, o comprador deverá pagar o IPI do automóvel, atualizado pela legislação tributária.

A proposta também isenta do imposto as matérias-primas, os produtos intermediários e o material de embalagem utilizado na industrialização dos automóveis.

Para receber o benefício, os fiscais terão que comprovar o exercício das atividades profissionais. João Dado lembra que veículos utilizados por taxistas e pessoas portadoras de necessidades especiais já têm isenção de IPI. Ele argumenta que, assim como ocorre com os taxistas, o veículo representa instrumento básico de trabalho para os fiscais. "A melhoria das condições de trabalho trará melhores resultados na arrecadação dos tributos", disse o deputado.

A proposta entrará em vigor dois anos após sua publicação, valendo pelo prazo de três anos. De acordo com João Dado, o prazo de dois anos para a medida entrar em vigor busca atender à Lei de Responsabilidade Fiscal. "Tomamos o cuidado de adiar a vigência da lei, de modo a permitir a previsão da renúncia fiscal correspondente no Orçamento." Ele informa ainda que, nesse período, será avaliado o impacto na arrecadação do fisco. Se os resultados com a arrecadação forem satisfatórios, o benefício poderá ser prorrogado.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto dá isenção de IPI para feirante comprar automóvel
Agricultura aprova isenção de IPI para máquinas agrícolas
Portador de doença crônica poderá ser isento de IPI
Carro de representante comercial pode ficar isento de IPI
Transporte público escolar poderá ter isenção de IPI

Reportagem - Adriana Resende
Colaboração - Vicente Melo
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2614/2007

Íntegra da proposta