Comissão solicita ao TCU auditoria em instituto paulista
12/05/2008 - 21:02
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na última quarta-feira (7) o relatório prévio do deputado Takayama (PSC-PR) à Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 40/08, que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de auditoria no Instituto Paulo Kobayashi (IPK), de São Paulo, que está promovendo um projeto (Movimento Origami) com recursos públicos.
De acordo com o relatório prévio, o TCU remeterá à comissão o relatório da auditoria e cópias do voto e acórdão sobre a fiscalização. Segundo o Regimento Interno da Câmara, caberá ao relator, após receber o material do TCU, elaborar o parecer final da fiscalização e controle com os resultados da apuração e sugestões, quando couber.
Captação
O IPK é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) fundada em 2005 pelo então deputado federal Paulo Kobayashi, que faleceu no mesmo ano. Segundo a PFC 40, o instituto está captando para o projeto recursos da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outros órgãos.
O Movimento Origami homenageará o centenário da imigração japonesa (1908-2008) com a confecção de um painel feito com origamis enviados de várias partes do país, que será exposto em caráter permanente no Congresso. O movimento foi lançado pelo deputado William Woo (PSDB-SP), também autor da PFC.
Como destacou o deputado Takayama, não existe qualquer denúncia contra o IPK, e a fiscalização tem como objetivo apenas resguardar a transparência na aplicação de verbas federais. Reportagem - Janary Júnior
Edição - Patricia Roedel
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.brpr