Agropecuária

Comissão aprova benefício para agricultura irrigada do NE

18/04/2008 - 18:28  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 1389/07, do deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), que reduz o PIS e a Cofins incidentes sobre a venda de produtos derivados da hortifruticultura irrigada.

O relator, deputado Betinho Rosado (DEM-RN), afirmou que o projeto "promove justa desoneração de setores vinculados à agricultura irrigada do Nordeste". Segundo ele, esse setor oferece enorme contribuição ao agronegócio nacional e ao dinamismo de economias municipais e, no entanto, tem sido penalizado pelo sistema tributário.

Âncoras agrícolas
O projeto beneficia a produção proveniente de projetos públicos de irrigação situados na região de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como previsto no texto original, e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), conforme emenda aprovada pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e mantida agora pela Comissão de Agricultura.

A redução dos tributos vai alcançar as empresas consideradas "âncoras agrícolas", e os produtores rurais a elas integrados. "Âncora" é definida no projeto como a sociedade empresarial que domina técnicas agrícolas de ponta e detém canais de distribuição, acesso a mercados e fontes de financiamento.

Coeficientes
Os coeficientes de redução propostos são:

- 0,4 para produtores em geral de hortifruticultura, apenas com a exigência de atuarem na área da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e praticarem a irrigação;
- 0,6 para produtores em regimes não-integrados, desde que a âncora agrícola comprove a criação e manutenção de pelo menos 10 empregos diretos e 100 hectares cultivados com hortifruticultura irrigada;
- 0,8 para a produção decorrente de irrigação com integração de médios e grandes produtores;
- 1,0 para a produção decorrente de irrigação com integração de pequenos produtores.

As empresas consideradas âncoras agrícolas e os agentes agroindustriais terão, também, redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), obedecidos os mesmos condicionantes e os mesmos coeficientes redutores.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova incentivo para hortifruticultura irrigada

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.