Comissão aprova aumento do efetivo militar no Haiti
18/04/2008 - 18:01
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (16) a Mensagem Presidencial 135/08, que propõe aumento de 1.200 para 1.300 militares brasileiros na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). O objetivo é adequar o contingente brasileiro à nova prioridade de apoiar a realização de obras de infra-estrutura no Haiti.
O relator, deputado Francisco Rodrigues (DEM-RR), ressaltou, em defesa da matéria, que há necessidade de se realizar o ajuste pretendido na composição do contingente brasileiro.
Engenharia militar
De acordo com a proposta, deverão ser enviados ao Haiti 100 militares da Companhia de Engenharia do Exército, além de equipamentos. Francisco Rodrigues ressalta que a proposta atende aos anseios manifestados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que poderá usar a capacidade da engenharia militar brasileira com maior eficiência para apoiar novas tarefas sob sua responsabilidade.
Tramitação
Sujeita à votação pelo Plenário, a mensagem segue antes para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em regime de urgência.
Notícias anteriores:
Câmara aprova dispensa de licitação para operações de paz
Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR