Contingenciamento de verbas agrícolas poderá ser proibido
22/02/2008 - 15:24
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 139/07, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) para vedar o contingenciamento das dotações consignadas nas leis orçamentárias a projetos e atividades da área de agricultura. Para o autor, o contingenciamento utilizado pelo Executivo para garantir o cumprimento de metas fiscais é extremamente prejudicial para o setor agrícola.
Segundo Homero Pereira, a medida representa, em muitos casos, o cancelamento definitivo de dotações orçamentárias aprovadas pelo Congresso, mostrando-se claramente contrária aos princípios democráticos que deveriam pautar todas as fases do processo orçamentário brasileiro. "Acredito que essa medida [proibir o contingenciamento de verbas agrícolas] aprimorará a elaboração do orçamento e a prática democrática em nosso País, retirando a excessiva e inaceitável discricionariedade que hoje prevalece na execução orçamentária."
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para votação pelo Plenário.
Notícias anteriores:
Fundos podem ser protegidos de contingenciamentos
Projeto institui o orçamento impositivo no Brasil
Proposta proíbe contingenciamento de emendas parlamentares
Agências podem ficar livres de contingenciamento
Da Redação/ND
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR