Consumidor

Proposta obriga venda de dois capacetes junto com moto

07/02/2008 - 15:26  

O Projeto de Lei 2210/07, do deputado Uldurico Pinto (PMN-BA), propõe a inclusão de dois capacetes como itens de segurança obrigatórios na venda de motocicletas. Pela proposta, que altera o Código de Transito Brasileiro (Lei 9.503/97), as motos já deverão sair da fábrica equipadas com os capacetes, para serem utilizados pelo motorista e pelo passageiro.

O deputado destaca que os veículos em duas rodas deixam seus condutores e passageiros mais vulneráveis a lesões graves e até mesmo a risco de morte, em razão de sua própria estrutura. Ele acredita que a obrigação de a fábrica fornecer o capacete seja uma medida eficiente para prevenir lesões mais sérias em caso de acidentes.

Crescimento nas vendas
Uldurico Pinto destaca ainda que a venda de motocicletas e motonetas tem crescido "vertiginosamente nos últimos anos", principalmente por causa das facilidades de financiamento e das vantagens da economia com combustível e manutenção que esses veículos oferecem.

No entanto, ressalta o deputado, apesar de economizarem com o veículo, muitos proprietários não adquirem os capacetes ou compram o equipamento já usado, sem perfeitas condições de segurança.

O parlamentar compara a importância do capacete para o usuário de motos a dos cintos de segurança e encostos de cabeça para os carros. "São equipamentos que promovem uma proteção eficaz de áreas essenciais para a integridade do sistema nervoso e para a preservação da vida, minimizando os riscos de danos e seqüelas aos seus usuários [em caso de acidente]", afirma.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Motociclista pode ser obrigado a usar protetor de perna
Proposta regulamenta serviços de mototáxi
Viação e Transportes aprova norma de segurança para motos

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres
Colaboração - Vicente Melo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2210/2007

Íntegra da proposta