Segurança

Carro pode ter sensor para detectar motorista alcoolizado

07/02/2008 - 13:13  

O Projeto de Lei 2176/07, do deputado Jurandy Loureiro (PSC-ES), obriga as fábricas de automóveis a equipar os veículos novos com um sensor de ar alveolar (bafômetro passivo) capaz de identificar, no ambiente interno do carro, a presença de álcool acima do permitido para dirigir. Nesse caso, o sensor deverá travar automaticamente a ignição do automóvel.

Segundo Loureiro, o chamado "nariz eletrônico" já é utilizado em países como os Estados Unidos e impedirá que motoristas embriagados continuem causando mortes no trânsito. Ele argumenta que, embora o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) imponha infração gravíssima para embriaguez, com suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo, detenção de seis meses a três anos e outras penalidades, os motoristas alcoolizados continuam entre os principais causadores de acidentes com vítimas fatais no Brasil.

"Já que não podemos impedir motoristas embriagados de sair dirigindo por aí, vamos impedir os carros de circular com motoristas bêbados", afirma o autor.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Motorista que transportar bebida poderá perder carteira
MP proíbe bebidas alcoólicas em rodovias federais
CCJ aprova pena maior para motorista embriagado que matar
Comissão aprova nova Cide para prevenir alcoolismo

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2176/2007

Íntegra da proposta