Política e Administração Pública

Deputado Carlos Veras é eleito para a 1ª secretaria da Câmara

01/02/2025 - 19:30   •   Atualizado em 01/02/2025 - 20:10

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Entrevista. Dep. Carlos Veras (PT - PE)
Carlos Veras, novo 1º secretário da Câmara dos Deputados

O deputado Carlos Veras (PT-PE) foi eleito neste sábado para a 1ª secretaria da Câmara. "Temos muita coisa para fazer: as obras para concluir, a reforma dos gabinetes. Vamos valorizar os servidores e os terceirizados, que fazem com que a Casa ande", afirmou. Ele disse ter ficado animado com a fala de Hugo Motta na defesa da democracia. "Sem democracia não existiria este Parlamento."

Veras é agricultor e sindicalista pernambucano. Está em seu segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.

Ele presidiu a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial em 2021 e 2022 e a comissão especial da Convenção da ONU sobre Migrantes (MSC 696/10).

Veras também coordena a Frente Parlamentar da Economia Popular e Solidária, com 206 deputados e 3 senadores.

O deputado relatou cinco propostas que viraram lei. Uma delas é a Lei Paul Singer (Lei 15.068/24), que cria a Política Nacional de Economia Solidária (PNES). Outra permite aos consórcios públicos mudarem seus contratos com a concordância da maioria dos entes participantes (Lei 14.662/23). Já pela Lei 14.652/23, os recursos depositados em planos de previdência complementar aberta poderão garantir empréstimos bancários.

 

YouTube

 

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.