Comissão aprova redução de prazo para CNH definitiva
04/01/2008 - 13:45
A Comissão de Legislação Participativa aprovou em dezembro a Sugestão 67/07, que reduz o prazo para obtenção definitiva da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos candidatos aprovados nos exames de direção. A sugestão apresentada pela Associação Comunitária de Chonin de Cima (MG) recebeu parecer favorável do relator da matéria na comissão, deputado Guilherme Campos (DEM-SP).
Na opinião do relator, "a aprovação do candidato no processo de obtenção do documento de habilitação o credencia à posse imediata da Carteira Nacional de Habilitação".
Permissão provisória
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), que estabeleceu o prazo de um ano para a concessão da CNH definitiva. Conforme a legislação em vigor, durante o primeiro ano, o motorista permanece numa espécie de estágio probatório. Assim, ele recebe apenas uma permissão provisória para dirigir.
Ao final do período, o motorista recebe a CNH, desde que, ao longo do primeiro ano não haja registro de nenhuma infração de trânsito de natureza grave ou gravíssima nem reincidência em infração média. Caso contrário, o condutor terá que reiniciar todo o processo de habilitação, que consiste em exames médicos para comprovar aptidão física e mental; prova escrita, sobre legislação de trânsito e noções de primeiros socorros; e exame de direção.
Tramitação
A sugestão agora será transformada em projeto de lei. A tramitação será definida posteriormente pela Mesa Diretora.
Notícias anteriores:
Comissão aprova restrição no recolhimento de CNH
Reincidente na pontuação máxima pode ter carteira cassada
Reportagem - Antonio Barros
Edição – Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br