Cidades e transportes

Uso de veículos antigos modificados pode ser regulamentado

18/01/2008 - 15:15  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1715/07, do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que regulamenta o uso de veículo antigo modificado. A proposta especifica as modificações que poderão ser feitas em veículos fabricados há mais de 40 anos e exige que a expressão "veículo antigo modificado" conste dos registros dos automóveis. O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (a Lei 9.503/97) e tem o objetivo de legalizar a situação dos veículos antigos que circulam pelo Brasil.

De acordo com a proposta, os veículos poderão ter, por exemplo, a carroceria, a cor, a potência ou o combustível modificados. Além disso, eles serão identificados por placas dianteira e traseira com cores em fundo amarelo e caracteres pretos.

Arnaldo Jardim lembra que os veículos antigos sofrem alterações em diversos componentes, como motor, carroceria e pintura, o que o torna mais seguro. Jardim ressalta ainda que, além de resgatar e preservar a memória automobilística brasileira, a atividade gera empregos nos mercados de tintas, oficinas mecânicas, funilarias, tapeçarias e de peças e acessórios.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1715/2007

Íntegra da proposta