Ciência, tecnologia e Comunicações

Tela de TV poderá ter medida informada em centímetros

10/01/2008 - 12:05  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1416/07, do deputado Barbosa Neto (PDT-PR), que obriga a indústria de eletrônicos a utilizar como padrão de medida o centímetro. A altura e a largura das telas de computadores e aparelhos de TV, por exemplo, deverão ser expressas em centímetros e não em polegadas como ocorre atualmente.

Segundo o deputado, a medida em polegadas dificulta a compreensão do consumidor, pois no cotidiano a unidade usada é o centímetro. "A maioria da população desconhece a relação entre uma polegada e um centímetro", reitera.

Barbosa Neto destaca ainda que, com o avanço tecnológico, começaram a ser comercializados diversos modelos de monitores e televisores com os mais variados tamanhos de tela. "Tornou-se muito difícil, para o consumidor, saber qual é a diferença no tamanho de tela entre os vários modelos com base apenas na informação expressa em polegadas", enfatiza.

Origem
A polegada é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial britânico de medidas. Ela eqüivale a 2,54 cm, aproximadamente a distância entre a dobra do dedo polegar e a ponta. A medida padrão de aparelhos de TV e de monitores de computador foi adotada em polegadas por meio de convenção da indústria internacional.

O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) para incluir a nova exigência.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Antonio Barros
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1416/2007

Íntegra da proposta