Legislativo pode ser autorizado a defender consumidor
10/01/2008 - 11:34
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1403/07, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), que inclui o Poder Legislativo entre as instituições aptas a atuar na defesa coletiva de direitos dos consumidores. O objetivo é ampliar as possibilidades de defesa desses direitos. A proposta estende a prerrogativa às câmaras municipais, assembléias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado.
Atualmente, a legislação atribui legitimidade para a defesa coletiva dos consumidores apenas ao Ministério Público, à União, aos estados, aos municípios, ao Distrito Federal e às instituições que atuam especificamente no setor, como o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon).
Para o deputado, é uma falha da legislação o fato de "não ser possível aos representantes do povo, reunidos nas casas legislativas constitucionalmente instituídas, realizar também a defesa coletiva dos consumidores".
Direitos coletivos
O projeto altera o Código de Defesa de Consumidor (Lei 8078/90). Conforme a legislação, a defesa dos interesses e direitos dos consumidores poderá ser exercida em juízo individual ou coletivamente. A defesa coletiva se aplica aos chamados direitos difusos, ou seja, aqueles que superam o limite individual, como saúde, assistência social, meio ambiente e segurança. Um dos instrumentos previstos pela Constituição Federal de 1988 para assegurar a defesa desses direitos é o mandado de segurança coletivo.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Grupo de trabalho defenderá usuários de TV por assinatura
Reportagem - Antonio Barros
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br