Relator quer detalhar conceito de comunicação pública
21/12/2007 - 19:42
O deputado Walter Pinheiro (PT-BA), relator da Medida Provisória 398/07, que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresentará um projeto de lei de conversão à MP propondo alterações na forma de gestão e no financiamento da TV Pública (TV Brasil, uma das empresas da EBC). Ele também quer aprofundar o conceito de comunicação pública, diferenciando o conteúdo opinativo do informativo.
"A questão conceitual é decisiva para de uma vez por todas determinarmos que não queremos uma TV estatal, uma TV chapa branca, um sistema de radiodifusão que tenha a cara do governante", afirmou o relator.
Para Pinheiro, a TV Pública deve ter objetivos claros, como a pluralidade e a diversidade de opiniões na programação e a promoção da cultura nacional. O parecer será apresentado apenas em fevereiro, após o recesso parlamentar. A MP deve ser votada até o dia 19 de março, quando perde a validade.
Controle
Walter Pinheiro quer encontrar formas de submeter as decisões da EBC à sociedade. O texto já prevê um conselho curador composto por 20 pessoas, mas o deputado estuda a possibilidade de estabelecer também formas de controle externo. "Internamente já existe ombudsman, ouvidoria e outras coisas do gênero. Então, pensamos em criar outros tipos de conselho fora da estrutura [da empresa] que permitam o controle efetivo da sociedade", ressaltou.
Financiamento
Outro ponto polêmico é o financiamento da emissora. Pelo texto, a TV pública terá dinheiro do Orçamento – R$ 350 milhões só em 2008 – e recursos de apoio cultural. Pinheiro quer aproveitar o texto da MP para definir apoio cultural, para que ele não se confunda com publicidade.
O relator também deve propor novas fontes de financiamento independentes do Estado. Ele estuda a possibilidade de usar recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) e do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust).
Notícias anteriores:
TV Câmara será transmitida para todo o País
DEM entra com ação no STF contra TV Pública
Relator quer financiamento independente para TV pública
Deputados cobram independência editorial para TV pública
MP da TV Pública recebe 132 emendas
Projeto desautoriza criação de TV pelo Executivo
Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR