Educação aprova mais recursos para universidades públicas
17/12/2007 - 20:17
A Comissão de Educação e Cultura aprovou na última quarta-feira (12) mais recursos para as autarquias e fundações federais de ensino superior, conforme previsto no Projeto de Lei 205/07, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). A destinação dos recursos será, exclusivamente, para investimentos em extensão e em pesquisa científica e tecnológica.
Os recursos serão provenientes da arrecadação da União em relação ao Imposto de Renda incidente na fonte sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelas autarquias e fundações federais de ensino superior. Do total arrecadado, serão descontadas as parcelas referentes aos seguintes fundos: de Participação dos Estados (FPE), de Participação dos Municípios (FPM) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Pelo texto aprovado, do imposto recolhido nas universidades públicas, com esses descontos previstos, o remanescente será considerado recurso adicional àqueles provenientes de transferências da União na manutenção e desenvolvimento do ensino, e será aplicado na própria instituição de ensino superior tributada.
Emendas
A comissão aprovou o texto com duas emendas do relator, deputado Rogério Marinho (PSB-RN). A primeira faz referência aos descontos do FPE, FPM e Fundeb, que não constavam do texto original.
O projeto original previa também investimentos de capital, mas a segunda emenda propõe a destinação exclusiva aos investimentos em extensão e em pesquisa científica e tecnológica. "Essas são as atividades finalísticas das universidades que mais sofrem em conjunturas de escassez de recursos", avaliou o relator.
Marinho destacou ainda "os méritos educacionais e culturais evidentes" da proposta, "a que se somam inequívocas implicações sociais e em prol do desenvolvimento do País".
Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Educação rejeita projeto sobre autonomia universitária
Câmara aprova 2,3 mil cargos de professor universitário
Educação aprova participação da sociedade em universidades
Pesquisadores cobram investimentos em inovação tecnológica
Projeto reformula fundo de pesquisa tecnológica
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR