Educação, cultura e esportes

Audiência discute retomada de obras paradas em escolas de todo o país

Deputados ouviram a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

04/12/2024 - 07:50  

Getty Images
Obra numa escola
Ministério da Educação recebeu mais de 3,7 mil pedidos de retomada de obras

A comissão externa que acompanha as obras públicas paralisadas no país e a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados discutiram na quarta-feira (4) a retomada de obras pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O debate foi solicitado pelos deputados Flávia Morais (PDT-GO) e Joseildo Ramos (PT-BA), e ouviu a presidente do FNDE, Fernanda Macedo Pacobahyba.

Joseildo informa que, em dezembro de 2023, encerrou-se o prazo para estados e municípios manifestarem interesse em retomar obras inacabadas na área da educação. Ao todo, foram registradas 3.783 solicitações de retomada.

"Esse resultado é fruto de duas fases distintas de abertura para repactuações com os entes federados ao longo do ano anterior", explica o deputado.

"A iniciativa do governo federal envolvendo o Ministério da Educação, sobretudo o FNDE, representa um investimento significativo de aproximadamente R$ 4,1 bilhões", estima Joseildo.

Esses recursos serão direcionados para obras em escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.