Saúde

Passageiros poderão ser orientados sobre trombose venosa

07/12/2007 - 14:06  

O Projeto de Lei 1257/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), exige que as empresas de transporte coletivo orientem os passageiros sobre a prevenção da trombose venosa profunda (TVP), doença causada pela formação de coágulos no interior das veias. Pela proposta, a orientação deverá ser verbal e por folhetos que alertem sobre os riscos da doença e recomendem exercícios preventivos, principalmente em viagens com duração superior a cinco horas.

O autor lembra que ocorrem mais de 179 mil casos anuais de TVP no Brasil, e explica que a doença está relacionada com a imobilidade prolongada e com fatores de risco do viajante, como predisposição familiar e gravidez. "A imobilidade prolongada durante uma viagem, em que uma pessoa permanece sentada, praticamente em uma mesma posição, durante horas seguidas, é um dos maiores fatores de risco de trombose venosa profunda", alerta.

Pedrosa destaca que o risco da TVP pode ser reduzido por meio de medidas simples, como não ficar imóvel na poltrona e evitar cruzar as pernas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1257/2007

Íntegra da proposta