Comissão aprova cadastro positivo de consumidores
27/11/2007 - 14:21
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na última quarta-feira (21) o Projeto de Lei 405/07, do Senado, que cria o "cadastro positivo" de consumidores adimplentes. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor para autorizar as empresas a incluir nos bancos de dados de proteção ao crédito (do tipo SPC ou Serasa) os pagamentos feitos pelos consumidores referentes aos compromissos financeiros.
O objetivo da proposta é mostrar o histórico de adimplência do consumidor nas operações de crédito bancário e de financiamento para compra de bens. Esse cadastro funcionaria de modo complementar ao "cadastro negativo", que relaciona os clientes em dívida com as empresas.
Crédito mais barato
O relator da proposta na comissão, deputado Walter Ihoshi (DEM-SP), acredita que a alteração no Código de Defesa do Consumidor poderá ser benéfica à economia e aos clientes que pagam em dia, gerando crédito mais barato para os adimplentes.
Ihoshi incluiu no texto a exigência de que o consumidor seja consultado sobre a inclusão de seu nome no cadastro positivo. Em outra emenda, o relator retirou a obrigação de o cadastro conter informações a respeito dos produtos adquiridos pelo consumidor, preservando assim o sigilo das informações pessoais.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Especialista defende cadastro positivo de consumidores
Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br