Comissão pede redução de tributos para leite e derivados
23/11/2007 - 11:22
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (21) o relatório final da Subcomissão Especial encarregada de analisar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do ponto de vista da agricultura empresarial e familiar, visando a contribuir para a efetiva participação do setor agrícola no processo de desenvolvimento econômico.
O relator, deputado Assis do Couto (PT-PR), incluiu no documento proposta de isenção do PIS/Pasep e da Cofins na importação e na venda no mercado interno de leite pasteurizado industrializado, de leite em pó e de vários produtos derivados do leite, como queijo parmesão, queijo provolone, queijo fresco não maturado, leite fermentado, bebidas e compostos lácteos, entre outros.
Crédito presumido
Também foram propostas a elevação do crédito presumido do PIS/Pasep e da Cofins em operações com soja e seus derivados e a concessão de tratamento equivalente ao das micro e pequenas empresas às cooperativas cujo faturamento esteja dentro de determinados limites.
Segundo o relatório elaborado pelo deputado Assis do Couto, a subcomissão obteve êxito no processo de acompanhamento da tramitação parlamentar de várias propostas ligadas ao PAC, em especial a Medida Provisória 351, que criou o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura (Reidi).
"Nessa MP concentraram-se as atenções e as emendas voltadas a apoiar o setor agropecuário", explica Assis do Couto, informando que a subcomissão articulou a apresentação de 45 emendas a essa MP, todas com o fim de beneficiar o setor. "Também fez parte da estratégia da subcomissão a articulação com lideranças do Executivo e do Legislativo, voltadas a viabilizar asa emendas e as disposições a favor da agricultura", acentuou o deputado.
Redução dos juros
O vice-presidente da subcomissão, deputado Afonso Hamm (PP-RS), destacou que a estratégia contemplou ações voltadas a influenciar matérias referentes ao PAC. Segundo Hamm, que propôs a redução dos juros do crédito rural, o Congresso Nacional teve forte atuação na redução dos juros do agronegócio. O parlamentar observou que as gestões alcançaram resultado positivo, com a redução das taxas médias de 8.75% para 6.75% na safra 2007/2008, em comparação com a safra anterior. Além disso, as linhas específicas sofreram diminuição de até 50%. "Essas reduções deram um novo alento para o produtor seguir investindo", comemorou Afonso Hamm.
Ele ressaltou, ao concluir, que os deputados que integraram a subcomissão vão acompanhar a execução do PAC, atentos às novas ações voltadas a incluir o setor agropecuário nos programas e normas legais que orientam o programa governamental. Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Wilson Silveira
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br