Deputados defendem entrada da Venezuela no Mercosul
20/11/2007 - 18:28
Vários parlamentares manifestaram-se há pouco a favor da entrada da Venezuela no Mercosul, em debate realizado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O deputado José Genoíno (PT-SP) criticou a postura dos deputados que defendem o voto contrário à adesão da Venezuela. "Isso é autoritarismo às avessas - o que não deixa de ser autoritarismo", alertou.
O deputado Régis de Oliveira (PSC-SP) destacou que o Brasil deve deixar de lado o debate político circunstancial e considerar os interesses de longo prazo. "Não podemos comprometer um projeto futuro de integração regional por causa da situação política da Venezuela desfavorável no presente", ponderou. Também o deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que o debate "não deve ser ideologizado, visto que a entrada de um país no Mercosul não impede que a condução de sua política e de sua economia seja realizada de forma diferente [da dos demais países]", ressaltou.
Os parlamentares participaram da audiência pública - encerrada há pouco - na qual foi discutida a entrada da Venezuela no Mercosul, prevista no Projeto de Decreto Legislativo 387/07.
A votação do parecer do deputado Paulo Maluf (PP-SP) sobre a matéria está marcada para amanhã, às 10 horas, no plenário 1. O relator já se manifestou a favor da adesão da Venezuela. Reportagem - Antonio Barros
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR