Educação, cultura e esportes

Comissão debaterá candidatura da Estrada Real a patrimônio

19/11/2007 - 16:04  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove na quarta-feira (21) audiência pública para discutir a candidatura da Estrada Real ao título de patrimônio mundial protegido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A candidatura está sendo discutida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O assunto será debatido na Câmara pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

A Estrada Real começou a ser construída no século 17 para escoar a produção de ouro de Minas Gerais. Com 1,4 mil quilômetros de extensão, a rota histórica abrange 179 municípios de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto (MG), ao porto de Paraty (RJ), mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século 18. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina-MG), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

A audiência foi sugerida pelo deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG). "O debate ressalta a capacidade da Estrada Real de mostrar um intercâmbio importante de valores humanos durante um determinado tempo ou em uma área cultural do mundo, no desenvolvimento da arquitetura ou tecnologia, das artes, da música, do folclore, do planejamento urbano ou do desenho de paisagem", afirma o parlamentar.

A reunião será realizada às 11 horas, no plenário 3.

Notícias anteriores:
Estrada Real pode ser considerada monumento nacional

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.