Educação aprova criação de prêmio ao ensino criativo
14/11/2007 - 19:17
A Comissão de Educação e Cultura aprovou hoje a criação do Prêmio Paulo Freire de Criatividade, no âmbito da rede pública de ensino. O prêmio destina-se aos profissionais que desenvolvam projetos pedagógicos inovadores para a melhoria da qualidade do ensino no País, conforme previsto no Projeto de Lei 1174/07, do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).
O relator, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), observa que a intenção é adotar, em âmbito nacional, iniciativa que já vigora no Distrito Federal. Ele destaca que Paulo Freire figura entre os maiores educadores do mundo e compõe, ao lado de Anísio Teixeira, a representação brasileira na galeria de "pensadores da educação", da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Pedagogia
O parlamentar destaca o foco da pedagogia de Freire nas possibilidades humanas da criatividade e da liberdade. "Seu método busca possibilitar a ação e a reflexão conscientes e criativas", salienta. À alfabetização baseada na utilização de cartilhas e da simples memorização, Paulo Freire opôs a leitura do mundo, para a qual a criatividade passa a ser um elemento fundamental.
No entender do deputado, a criatividade é aspecto muitas vezes não captado em instrumentos estáticos de avaliação, como os testes padronizados, mas se trata de um fator constitutivo da educação de qualidade. "Daí a importância de sua valorização na rede pública."
Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Câmara ressalta obra de Paulo Freire em sessão solene
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR