Tarifa pode cair para morador próximo a usina nuclear
09/11/2007 - 16:31
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2015/07, do deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que determina desconto nas tarifas de energia elétrica para residências próximas a usinas nucleares. De acordo com a proposta, será aplicado desconto de 30% nas tarifas de energia das unidades consumidoras residenciais e rurais dos municípios localizados em áreas em um raio de até 50 quilômetros de distância de usinas nucleares ou de depósitos definitivos de rejeitos radioativos.
O projeto determina ainda que o montante referente ao desconto deverá ser rateado, proporcionalmente, entre todas as demais unidades consumidoras do País.
Contrapartida
Valentim argumenta que a população que vive nas imediações das usinas e depósitos nucleares está sujeita a riscos maiores que os demais cidadãos. "Eles vivenciam, no cotidiano, a angústia causada pela preocupação com os perigos inerentes", diz o deputado.
O parlamentar afirma ser legítimo que essa população receba uma contrapartida pelos benefícios que proporciona ao progresso do Brasil, que depende da produção de energia elétrica.
Tramitação
A matéria é sujeita a análise em caráter conclusivo e será avaliada pelas comissões de Minas e Energia; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Deputados querem mais discussão sobre Angra 3
Eletronuclear anuncia cinco usinas nucleares até 2030
Projeto cria exigência para futuras usinas nucleares
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR