Frente em defesa da cultura é instalada no Congresso
08/11/2007 - 19:18
Com apresentações culturais, que incluíram violeiros e bumba-meu-boi, foi lançada nesta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. Segundo o coordenador da frente, deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), quase 400 parlamentares compõem o grupo, entre deputados e senadores.
Uma das prioridades da atuação da frente, segundo ele, será garantir recursos mínimos de 2% do Orçamento da União para a cultura, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150/03. "Vamos trabalhar unidos para aprovar essa matéria no início de 2008", afirmou.
A PEC 150/03 precisa ser analisada por uma comissão especial, que ainda não foi criada. Ela está apensada à PEC 342/01.
Plano nacional
Outros dois pontos considerados essenciais pela frente são a regulamentação do Plano Nacional de Cultura (Projeto de Lei 6835/06) e a criação de uma comissão dedicada exclusivamente à cultura tanto no Senado quanto na Câmara (Projeto de Resolução 2/07). Hoje, nas duas casas legislativas o assunto é tratado na Comissão de Educação.
O plano de cultura, relatado pelo deputado Frank Aguiar (PTB-SP), ainda está em fase de debates. Aguiar, também integrante da frente, prevê que o texto estará pronto para ser votado até o meio de 2008.
Agenda
De acordo com o deputado José Fernando Aparecido de Oliveira, a frente se reunirá na próxima semana para discutir uma agenda de trabalhos.
Notícias anteriores:
Proposta cria centros de produção de cultura nas escolas
Debatedores concluem que cultura combate problemas sociais
Chinaglia aponta importância econômica da cultura
Plano Nacional de Cultura será prioridade para comissão
Reportagem - Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR