Segurança Pública aprova desativação de armas de coleção
07/11/2007 - 20:20
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, no último dia 23, o Projeto de Lei 144/07, do deputado Neucimar Fraga (PR-ES), que prevê a desativação das armas de colecionadores.
O relator do projeto na comissão, deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), afirmou que tornar inoperantes as armas do acervo de colecionadores vai evitar que, em caso de roubo ou desvio, "aumente o poder de fogo de criminosos".
Responsabilidade
Moraes apresentou emenda determinando que o Comando do Exército fique responsável pela regulamentação da regra e pela fiscalização de seu cumprimento. O projeto original atribui à Polícia Federal a aprovação da mudança nos armamentos de colecionadores para torná-los inativos.
Para o relator, a regra que, nos termos da proposta, será inserida no Estatuto do Desarmamento "não caracteriza nenhuma ofensa ao direito de
propriedade ou dano à qualidade do armamento do colecionador, uma vez que
a arma continuará compondo o acervo e a sua destinação [a mera exposição] não será afetada". Em sua opinião, ela é "extremamente positiva" para a política de segurança pública.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão aprova porte de arma para quatro categorias
MP traz novo prazo para renovar registro de arma
Segurança aprova porte de arma para auditor estadual
Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR