Pilcha gaúcha pode ser considerada traje oficial
06/11/2007 - 15:56
A Câmara analisa o Projeto de Lei 806/07, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que torna a "pilcha gaúcha" traje de honra e de uso facultativo para homens e mulheres em todas as solenidades públicas, podendo substituir o traje convencional.
Para homens, a pilcha inclui botas, bombacha guaiaca, com ou sem faixa, camisa, colete, casaco ou jaqueta, e lenço. Para mulheres, o conjunto é composto por saia e blusa ou saia e casaquinho ou vestido comprido, saia de armação, bombachinha, meias e sapatos. O parlamentar lembra que a vestimenta já é considerada, por lei estadual, traje oficial e de honra no Rio Grande do Sul.
Preconceito
Pompeo de Mattos ressalta que teve repercussão na imprensa a decisão da Câmara de não permitir a entrada no plenário de parlamentares com trajes que não sejam o tradicional terno e gravata. Em sua opinião, isso demonstra "preconceito e desconhecimento da diversidade cultural do País".
O deputado afirma ainda que a presença de parlamentares trajando vestimentas diferentes das usuais é tolerada nos parlamentos do mundo inteiro. "O próprio parlamento brasileiro tem tradição em receber delegações estrangeiras e admitir o uso de trajes típicos por parte dos visitantes", argumenta.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Direitos Humanos aprova uso de chapéu em locais públicos
Mesa avalia ato que proíbe uso de acessório extravagante
Reportagem - Marcus Vinicius Almeida
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR