Câmara aprova regras para transferência de recursos do PAC

23/10/2007 - 22:47  

O Plenário aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei de conversão do deputado Dagoberto (PDT-MS) à Medida Provisória 387/07. A MP disciplina a transferência de recursos da União a estados, Distrito Federal e municípios para a execução de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela será analisada agora pelo Senado.

Essa transferência será considerada obrigatória nas ações descentralizadas por interesse do governo, e fica excluída do contingenciamento orçamentário previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. (O contingenciamento pode ser usado caso não sejam atingidas as metas bimestrais de superávit primário.) Para o relator, o governo "assume mais um compromisso com os estados e municípios de cumprir os programas do PAC".

Comitê gestor
As ações do PAC que o governo pretende executar por intermédio dos entes federados serão propostas pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC) e se condicionam à assinatura de um termo de compromisso.

Deverão constar do termo detalhamentos como a identificação do objeto a ser executado; as metas a atingir; as etapas ou fases de execução; um plano de aplicação dos recursos; um cronograma de desembolso; e a previsão de início e fim da execução do objeto e de suas etapas.

As unidades gestoras da União deverão exigir, da parte beneficiada pela transferência, a comprovação da regularidade do uso das parcelas liberadas com base no termo de compromisso. A fiscalização caberá ainda ao TCU e à Controladoria-geral da União.

Se forem constatadas irregularidades, a União suspenderá a liberação das parcelas e determinará, ao banco oficial, o bloqueio dos saques até a regularização da pendência. O ente federado envolvido na irregularidade terá 30 dias para apresentar uma justificativa — que, se não for aceita, implicará a devolução do dinheiro gasto irregularmente, corrigido pela Taxa Selic mais 1% no mês do depósito.

Leia mais:
MP também destina verbas para habitação social

Notícias anteriores:
Deputados criticam morosidade do PAC

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 387/2007

Íntegra da proposta