Amazônia aprova distrito agropecuário no Maranhão
18/10/2007 - 20:17
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou ontem o Projeto de Lei 1720/07, do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), que cria o Distrito Agropecuário do Vale do Pindaré, no oeste do Maranhão. O objetivo da proposta, de acordo com o autor, é desenvolver de forma integrada a agricultura, o turismo ecológico e a preservação do babaçu, por meio do planejamento dos investimentos governamentais.
Para o relator, deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), que defendeu a aprovação, o projeto traz ainda outro benefício, que é permitir o desenvolvimento sustentável da região, preservando o meio ambiente. "A criação do distrito poderá racionalizar a exploração da área e dos espaços já utilizados na atividade agropecuária, com o aproveitamento da estrutura existente, evitando o aumento da degradação ambiental", disse Marcelo Serafim.
Ministérios
Caberá ao Ministério do Planejamento traçar as diretrizes e normas para os projetos que serão implantados no distrito de Pindaré. Já a pasta da Agricultura ficará responsável pela instalação de um laboratório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fomentar a agricultura na região. A unidade, segundo o projeto, ficará no município de Santa Inês.
Tramitação Reportagem - Janary Júnior
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR