Projeto exige lacre em disquetes da urna eletrônica

11/10/2007 - 14:19  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1276/07, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que exige a colocação de um lacre nos disquetes que armazenam os dados da votação de cada urna eleitoral. A proposta modifica a Lei Eleitoral (9.504/97).

De acordo com o projeto, os lacres deverão ser assinados pelos delegados ou fiscais de partido presentes antes de os disquetes serem enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A autora afirmou que "a fiscalização exercida pelos partidos políticos é um dos pilares da legitimidade e da transparência das eleições".

Democracia
A deputada ressaltou que a adoção da urna eletrônica em 100% das seções eleitorais do País foi um grande avanço. "O Brasil passou a contar com a maior eleição informatizada do mundo, afastando antigas práticas fraudulentas que comprometiam a lisura dos pleitos eleitorais. O sistema eletrônico, entretanto, precisa ser constantemente aperfeiçoado, cercando-se de cautelas que garantam a segurança de todo o processo", enfatizou.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, Depois, segue para o Plenário.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1276/2007

Íntegra da proposta