Política e Administração Pública

Comissão da Câmara discute importância e fortalecimento do IBGE

09/07/2024 - 08:45  

Depositphotos
Administração pública - geral - censo - resenceador - IBGE - Instituto Brasileiro e Geografia Estatística - Marilia, Brasil, 01 de agosto de 2022. Censo tomador na porta de uma casa para coletar dados do censo de 2022 na cidade de Marilia. Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE
O IBGE é responsável pelo Censo Demográfico

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (9) audiência pública sobre a importância e a necessidade de fortalecimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O debate atende pedido do deputado Jorge Sola (PT-BA). Ele ressalta que o órgão é o principal fornecedor de dados oficiais do País e que essas informações são cruciais para a elaboração de políticas públicas, além de pesquisas acadêmicas e científicas.

"As informações produzidas pelo IBGE evidenciam as desigualdades nacionais em diversos âmbitos, sejam regionais, sejam de renda ou acesso a bens e serviços públicos", exemplificou.

Jorge Sola acrescenta que o instituto possui um orçamento insuficiente e tem enfrentado uma redução drástica em seu quadro de funcionários.

A reunião será realizada no plenário 9, às 10 horas.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.