Projeto elimina fuso e muda hora do Acre e Amazônia
11/10/2007 - 19:03
O Brasil poderá perder um dos quatro fusos horários que cortam o território nacional. O Projeto de Lei 882/07, do Senado Federal, atribui ao meridiano que abrange as áreas do Acre e da Amazôniao país - onde estão cinco municípios - apenas uma hora a menos em relação a Brasília, em vez das duas horas atuais de diferença.
Na prática, a proposta incorpora o Acre e os municípios amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepe, Envira e Ipixuna ao terceiro fuso, que hoje compreende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e partes do Pará e do Amazonas.
A proposta altera o Decreto 2.784, de 1913, que define a hora oficial para todo o território brasileiro com base em quatro fusos horários fixados a partir do meridiano de Greenwich, que representa a hora legal internacional.
Integração
Para o autor da proposta, senador Tião Viana (PT-AC), a mudança permitirá uma maior integração do Acre e da parte da Amazônia com o restante do País, principalmente em áreas como o sistema financeiro, as comunicações e o transporte aéreo.
Nos meses em que vigora o horário de verão, a diferença do quarto meridiano em relação a Brasília - que representa a hora legal do País - chega a três horas. Ou seja, quando é meio-dia na capital federal, os relógios de Rio Branco (AC) ou de Envira (AM) marcam 9 horas.
Fusos
Dos quatro fusos horários que cortam o País, o segundo é o que abrange a maior parte do território, indo do Amapá ao Rio Grande do Sul, passando por Brasília. Daí ele representar a hora legal nacional. Em relação à hora legal internacional, este fuso está três horas atrasado.
O primeiro fuso tem duas horas a menos do que o meridiano de Greenwich e compreende as ilhas de Fernando de Noronha (PE) e Trindade (ES).
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Relatora proporá menos diferenças em fuso horário no Norte
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR