Política e Administração Pública

Comissão da Câmara debate a dívida do estado do Rio de Janeiro com a União

04/06/2024 - 08:51  

Depositphotos
Economia - geral - tributos - orçamento - contas públicas - dinheiro - dívidas

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (4) a dívida do estado do Rio de Janeiro com a União. A deputada  Laura Carneiro (PSD-RJ), que solicitou a audiência pública, quer esclarecer as razões e a situação da dívida, além de colher sugestões para uma solução definitiva do caso.

A deputada explica que o primeiro plano de recuperação fiscal do Rio foi homologado em 2017, e a adesão do estado ao Novo Regime de Recuperação Fiscal foi aprovada em 2022.

Meta descumprida
No ano seguinte, a Secretaria do Tesouro Nacional apontou que o Rio de Janeiro descumpriu o limite de crescimento das suas despesas naquele exercício, assim como a meta de resultado primário.

A Secretaria do Tesouro Nacional acolheu as razões alegadas para descumprimento da meta e recomendou que não fosse aplicada a penalidade relacionada a essa infração.

Recuperação fiscal
Constatou-se então que o estado descumpriu uma das vedações da Lei que trata do Regime de Recuperação Fiscal dos Estados. Em dezembro de 2023, o ministro da Fazenda indeferiu novo pedido de revisão apresentado pelo Rio sobre os descumprimentos de vedação e do limite de crescimento das despesas, com a aplicação das penalidades.

No fim de abril, o estado acionou o Supremo Tribunal Federal para que a União fosse impedida de aplicar sanções, como retenção de verbas federais. Segundo o Tesouro Nacional, as contas públicas do Rio de Janeiro estão fragilizadas porque o gasto com pessoal aumentou cerca de 30% de 2021 a 2023, um dos maiores do País, mesmo com a vedação imposta pelo Regime de Recuperação Fiscal.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 4.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.