Trabalho, Previdência e Assistência

Creche e pré-escola poderão ser beneficiadas com o Pnate

14/09/2007 - 14:37  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 736/07, dos deputados Lira Maia (DEM-PA) e Nilmar Ruiz (DEM-TO), que amplia para todo o ensino básico público o alcance do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, o Pnate tem o objetivo de oferecer transporte escolar aos alunos residentes em área rural, por meio de assistência financeira a estados e municípios. Hoje, a lei 10.880/04 prevê o atendimento apenas aos alunos do ensino fundamental. A educação básica inclui também a educação infantil (creche e pré-escola) e o ensino médio.

Segundo observam os autores do projeto, na maioria dos municípios, o transporte escolar já é prestado para as várias etapas e modalidades de ensino, como pré-escola, educação média, jovens e adultos, entre outras. "Esta proposta visa normatizar o que na realidade já acontece de fato e necessita ser regulamentado", afirmam os parlamentares.

Os deputados lembram que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado pela Emenda Constitucional 53/06, marca a universalização do atendimento do ensino fundamental público para ensino básico público. "Essa norma modifica toda a concepção da educação brasileira e conseqüentemente dos programas que viabilizam o acesso à educação", assinalam.

Repasse direto
O projeto determina ainda que deverá constar dos dados do censo escolar - realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - o município ou estado responsável pelo transporte escolar dos alunos, independentemente da rede à qual a escola pertença, para que o repasse dos recursos financeiros do Pnate seja feito diretamente a quem presta o atendimento.
Hoje, a lei já prevê o repasse direto aos municípios dos recursos correspondentes ao atendimento de alunos matriculados nos estabelecimentos estaduais de ensino, localizados nas suas áreas de circunscrição. No entanto, não estabelece a identificação do responsável pelo transporte no censo escolar, mas que o atendimento pelo município, nesses casos, tenha sido acordado com o estado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Relator defende aumento de verbas para transporte escolar

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 736/2007

Íntegra da proposta