Saúde

Congresso recebe na terça projeção especial pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial

13/05/2024 - 13:00  

Tomaz Silva/Agência Brasil
Saúde - geral - saúde mental hospícios manicômios loucuras psiquiatria psiquiátricos surtos psicóticos luta antimanicomial
Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio

O prédio do Congresso Nacional recebe nesta terça-feira (14) projeção de vídeos, das 17h30 às 23h30, como parte das ações pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio). A data é marcada por mobilizações em torno do fechamento de manicômios, implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e a instauração de novas práticas psiquiátricas no País.

O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. No centro do movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos.

A luta por uma reforma psiquiátrica foi iniciada no final da década de 70 e questiona o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos. O movimento propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando garantir a cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Em 2022, a Lei da reforma psiquiátrica completou 21 anos. Também conhecida como Antimanicomial ou Paulo Delgado, a lei tem como fundamento o tratamento mais humanizado dos pacientes acometidos por doenças mentais, com o fechamento gradual de manicômios e hospícios existentes no País.

A diretriz é a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se provar ineficiente.

Da Assessoria de Imprensa – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.