Meio ambiente e energia

Comissão promove debate sobre morte do cachorro Joca em avião

Cachorro morreu no porão de avião da GolLog

14/05/2024 - 08:53  

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Protesto no Aeroporto de Brasília cobrando justiça pela morte do cachorro Joca

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (14), às 16 horas, sobre o caso do cachorro Joca, morto durante transporte aéreo num avião da Gol no dia 22 de abril.

O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE). O animal acabou sendo mandado de volta para Guarulhos e, quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto. Segundo o tutor do golden retriever, o veterinário tinha dado um atestado indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia, mas, com o erro, Joca ficou quase 8 horas no avião.

O debate foi solicitado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP); o pedido foi assinado também pelos deputados Marco Brasil (PP-PR) e Bruno Ganem (PODE-SP). "A morte de animal em tais circunstâncias não apenas resulta em perda emocional significativa para o tutor, mas também levanta questões sérias sobre as práticas adotadas pelas companhias aéreas no transporte de animais vivos", diz o deputado Bruno Ganem. "Incidentes como este destacam à necessidade urgente de estabelecer regulamentações mais rigorosas e específicas para o transporte de animais por empresas aéreas", afirmou.

O debate será realizado no plenário 11.

Veja aqui a lista dos convidados do debate

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.