Agropecuária

Comissão promove debate sobre desafios para escoar a safra brasileira

Mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior saem de portos

18/04/2024 - 08:03  

Divulgação/SPH-RS
Porto de Rio Grande
Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (18), os gargalos e desafios para escoamento da safra brasileira. O debate foi solicitado pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR).

O parlamentar cita dados Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que indicam que os terminais portuários movimentaram 1,2 bilhão de toneladas de carga em 2022. Mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior saem dos portos.

"A cada novo recorde de safra e crescimento das exportações, faz-se necessária a adequação da infraestrutura de acesso aos portos e de capacidade para escoamento da safra", explica o parlamentar. Ele considera urgente a necessidade de mitigar os gargalos logísticos que oneram os custos de movimentação de produtos, para aumentar a competitividade no mercado internacional.

Tião Medeiros cita um levantamento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre gargalos logísticos para o escoamento de grãos que indica, por exemplo, que 63% da exportação de soja e milho são feitas por portos das regiões Sul e Sudeste, sendo que 71% de sua produção estão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O debate está agendado para as 10 horas, no plenário 6.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.