Projeto reconhece direitos de dubladores

17/08/2007 - 19:53  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 821/07, do deputado Clodovil Hernandes (PSC-SP), que obriga que seja informado o nome dos dubladores nos créditos de obra audiovisual na qual tenha trabalhado. A proposta também garante que, mesmo após ter cessado o período de cessão de direitos, o produtor não possa interferir na obra de forma a desfigurar o trabalho do dublador.

O autor explica que sua proposta equipara os dubladores aos intérpretes de obra audiovisual. "Desse modo, terão assegurada a menção de seu nome ou sinal nos créditos da obra e o direito de participar dos resultados de sua exibição, nos
termos previstos no contrato de trabalho que vierem a negociar", disse.

Clodovil justifica que a intervenção do dublador é peça essencial da qualidade com que a obra chega ao público. "Na dublagem, os recursos de interpretação são utilizados para expressar a psicologia dos personagens dublados, caracterizando uma atividade eminentemente artística", argumentou.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição – Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 821/2007

Íntegra da proposta