Meio ambiente e energia

Congresso recebe hoje projeção pelo Dia Mundial da Água

Serão projetadas nesta noite imagens relativas à data comemorativa, celebrada na sexta

20/03/2024 - 12:56  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Congresso Iluminado em homenagem aos atingidos por barragens e ao Dia Mundial da Água
Congresso iluminado com alusão ao dia a água

Os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado recebem nesta quarta-feira (20) projeção especial, das 19 às 21 horas, pelo Dia Mundial da Água (22 de março). Serão projetadas imagens relativas ao tema e frases como “Pela garantia do acesso universal a água”, “Pela garantia do direito água na constituição”, e “Água para todos é direito”.

As projeções serão feitas a pedido do deputado Joseildo Ramos (PT-BA).

A iniciativa integra ações realizadas em todo o mundo para conscientizar a sociedade sobre os desafios e a necessidade do engajamento de todos para garantir o uso consciente, a preservação e o direito de acesso à água. O tema de 2024 da campanha em torno da data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “A Água nos Une, o Clima nos Move”.

Clima e recursos hídricos
Estudo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicado neste ano, intitulado “Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil”, mostra que a disponibilidade hídrica pode cair até 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040.

Com essa redução, existe uma tendência de aumento do número de trechos de rios intermitentes (que secam temporariamente) especialmente na região Nordeste. Essas situações, de acordo com o estudo, demandam preparação e podem afetar a geração hidrelétrica, a agricultura e o abastecimento de água em cidades dessas regiões.

 

 

Da Assessoria de Imprensa - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.