Economia

Projeto aprovado permite diferenciação de tarifa de água para pequena empresa

Texto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça da Câmara

13/03/2024 - 13:21  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Deputado Jorge Goetten (PL-SC) fala em comissão na Câmara dos Deputados
Deputado Jorge Goetten fez mudanças na proposta original

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a implantação de tarifas de água e esgoto diferenciadas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. O objetivo é estimular esse segmento empresarial.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), ao Projeto de Lei 5195/23. O projeto será agora analisado nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

A proposta original, do deputado Alexandre Guimarães (Republicanos-TO), obriga as companhias a estender às pequenas empresas as mesmas tarifas das pessoas físicas, que são menores. O relator optou por deixar a decisão para o município responsável pela concessão.

Segurança jurídica
Na opinião dele, a regra aprovada garante mais segurança jurídica à medida e evita uma “camisa de força” para os municípios.

“Os reguladores municipais que entenderem ser importante podem diferenciar o tratamento a empresas menores”, disse Goetten. “Representa, portanto, mais um instrumento para o desenvolvimento local”, completou.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5195/2023

Íntegra da proposta