Política e Administração Pública

Josenildo é eleito presidente da Comissão de Indústria e Comércio

06/03/2024 - 20:36  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Josenildo (PDT - AP)
Deputado Josenildo destacou necessidade de avanços nas regras de propriedade intelectual

O deputado Josenildo (PDT-AP) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados com dez votos. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana.

O deputado afirmou que a comissão será um espaço coletivo para debater democraticamente a política industrial e comercial do Brasil. "Juntos podemos e vamos alcançar grandes conquistas para o Brasil. A reconstrução do País passa pela reindustrialização e valorização das micro e pequenas empresas, com avanços na área jurídica da questão da propriedade intelectual, na busca de normatização e qualidade industrial", apontou o parlamentar. Ele substitui o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) na chefia do colegiado.

Perfil
Servidor público, Josenildo exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Foi o deputado federal mais votado no Amapá nas eleições de 2022. É formado em Administração e tem pós-graduação em Gestão Pública. Auditor fiscal desde 1992, foi secretário da Fazenda do estado do Amapá entre 2015 e 2022.

Na Câmara, é vice-líder do governo desde 2023 e integra a bancada negra. Foi 3º vice-presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional no ano passado.

O que faz a comissão
O colegiado é fruto do desmembramento da antiga da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em fevereiro do ano passado.

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços vai debater e votar propostas relacionadas a política e atividade industrial e comercial; regime jurídico das empresas e tratamento preferencial para microempresas e para empresas de pequeno porte; direito comercial, societário e falimentar; propriedade industrial e sua proteção; registro de comércio e atividades afins; políticas e sistema nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial; e prestação de serviços, exceto os de natureza financeira.

 

 

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.