Relações exteriores

Lucas Redecker é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores

06/03/2024 - 20:11  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião de instalação e eleição. Dep. Lucas Redecker(PSDB - RS)
Lucas Redecker: "Brasil sempre prezou pela diplomacia e mediação de conflitos"

O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados com 25 votos. Houve um voto em branco. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana.

O deputado ressaltou a importância da comissão sobretudo no momento em que o mundo está em tensão permanente com a guerra entre Rússia e Ucrânia e os conflitos na Faixa de Gaza. “O Brasil sempre foi um País que prezou pela diplomacia para buscar acordos internacionais e mediar conflitos. Como um poder independente, o Poder Legislativo tem autonomia para fazer essa construção”, disse Redecker.

Perfil
Natural de Novo Hamburgo (RS), Lucas Redecker exerce o segundo mandato consecutivo de deputado federal, aos 42 anos. Filho do ex-deputado Júlio Redecker, que faleceu em acidente aéreo em 2007, foi deputado estadual (2011-2019) e secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul (2015). Começou a vida política no PPB, onde foi presidente da juventude, e desde 2003 está no PSDB.

Na Câmara, foi vice-líder do PSDB entre 2019 e 2021 e é vice-líder do bloco União-PP-Federação PSDB-Cidadania-PDT-Avante-Solidariedade-PRD). Foi presidente da comissão especial que analisou o Código Brasileiro de Energia Elétrica (2019-2023), que não chegou a ser votado. 

O que faz a comissão
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional trata de temas de política externa, como relações diplomáticas, econômicas, culturais e científicas, tratados e acordos internacionais, entre outros, e da política de defesa nacional, incluindo atividades de informação e contrainformação e assuntos das Forças Armadas.

 

 

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Geórgia Moraes

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.