Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta exige curso para quem recebe seguro-desemprego

31/07/2007 - 15:24  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 452/07, que inclui entre as exigências para ter direito ao seguro-desemprego estar matriculado em curso de qualificação profissional. De acordo com a proposta, apresentada pela deputada Gorete Pereira (PR-CE), o curso deve qualificar o trabalhador para o mercado de trabalho por meio do ensino de disciplinas específicas de alguma profissão ou genéricas, de cultura geral.

A autora destaca as vantagens de o trabalhador participar de um curso durante o período em que estiver desempregado. Segundo ela, o estudo vai qualificá-lo para o retorno ao mercado de trabalho, além de contribuir para que o desempregado desenvolva uma rotina, evitando que fique desestimulado e com tendência à depressão. "A busca por um curso contribui para que o indivíduo comece a fazer planos e defina suas metas profissionais, sentindo-se mais estimulado", afirma.

O projeto modifica a lei que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (Lei 7998/90).

Tramitação
A proposta tramita em regime de urgência, apensada ao Projeto de Lei 4974/05, do Senado, que amplia a concessão do seguro-desemprego. Os projetos serão examinados pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirão para o Plenário.

Notícias anteriores:
Proposta prevê seguro-desemprego a bóias-frias
Projeto permite saque do PIS a desempregado com mais de 45
Trabalhador temporário poderá ter seguro-desemprego

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 452/2007

Íntegra da proposta