Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputados defendem mais recursos para pesquisa na Amazônia

10/07/2007 - 19:24  

Quinze deputados de quatro comissões da Câmara pediram nesta terça-feira, na 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, mais investimentos em ciência e tecnologia para pesquisas na região e a aplicação imediata da lei que recriou a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), entre outros pontos. Eles participaram da mesa-redonda "Amazônia: Desafio para o Congresso", para debater com cientistas temas relativos à região.

A presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), considerou o encontro um momento vitorioso, pois pela primeira vez um grupo de parlamentares esteve na reunião da SBPC, realizada anualmente. De acordo com a deputada, cada uma das comissões presentes em Belém deve aprovar um documento contendo a agenda legislativa para a área de ciência e tecnologia. Após a aprovação do texto, será solicitada uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a entrega do documento.

A aplicação da lei que criou a Sudam foi reivindicada pelo deputado Paulo Rocha (PT-PA), que relatou a proposta na Câmara. Ele lembrou que a lei destina a ações em ciência e tecnologia 1,5% do novo Fundo para o Desenvolvimento da Amazônia, o equivalente a mais R$ 15 milhões no setor. Mas o presidente da SBPC, Ennio Candotti, avaliou que a destinação de 1,5% do fundo ainda é muito pequena. "Ou trabalhamos com no mínimo 10%, ou é melhor não incluir os recursos", reclamou.

IDH da Floresta
O deputado Urzeni Rocha (PSDB-RR) observou que há uma inversão de prioridades no País. Segundo ele, os recursos para ciência e tecnologia são "infinitamente inferiores" aos destinados a organizações não-governamentais espalhadas pela Amazônia, de que muita gente "desconhece a utilidade".

Urzeni Rocha propôs que os parlamentares promovam um grande ato político no Congresso para entregar as demandas surgidas na reunião da SBPC, e defendeu a inclusão no texto de "ações ousadas" para reflorestamento, debate sobre o desmatamento zero e compensações e a criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Floresta. "Ninguém me convence que o caboclo vivendo no igarapé tem uma vida menos digna do que o morador da Rocinha", comentou o parlamentar, que defendeu ainda a regionalização da legislação ambiental, respeitando cultura, história e situação econômica de cada realidade.

Diálogo
O deputado Neudo Campos (PP-RR) ponderou que a ciência sozinha consegue avançar apenas até determinado ponto. "É fundamental haver diálogo com o segmento político, para resolver os problemas existentes na região amazônica." O deputado Zé Geraldo (PT-PA) concordou que muitas vezes os baixos índices de IDH não refletem a falta de conhecimento em ciência e tecnologia, mas sim a falta de aplicação. Já o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) atribuiu a mobilização em busca de soluções para o aquecimento global à união dos debates científicos e políticos sobre o tema. "A mesma união está acontecendo na reunião da SBPC", observou.

Zé Geraldo propôs que os cientistas brasileiros colaborem na elaboração do Orçamento. "Esta pode ser uma de nossas contribuições mais efetivas", espera. "Queremos ajudar, mas às vezes não sabemos o caminho."

Bancada da Amazônia
Os deputados Paulo Rocha e Neudo Campos também destacaram a necessidade de rearticulação da bancada da região amazônica como uma força política capaz de equilibrar a correlação de forças existentes dentro do Congresso. "Os parlamentares da Amazônia representam quase 17% da Câmara e 1/3 do Senado. Temos potencial para resolver muitos problemas, mas, na prática, isso não produz diferença, porque somos profundamente desunidos", lamentou Campos.

Além de Vanessa Grazziotin, participaram do debate, representando comissões da Câmara, os deputados Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas; Waldir Maranhão (PP-MA), pela Comissão de Educação e Cultura; e Emanuel (PSDB-SP), pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Leia mais:
Parlamentar pede implantação do Plano Amazônia Sustentável

Reportagem - Ana Raquel Macedo e Mônica Montenegro/Enviadas especiais a Belém
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.